quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Audi A3 Sportback e-tron dá primeiro grande passo para a eletrificação

A Audi está convencida que os automóveis híbridos ‘plug-in’ serão, a médio prazo, a melhor solução para a eletrificação da mobilidade porque permitem uma utilização em modo elétrico ou híbrido em ambiente urbano e quando é necessário fazer uma viagem mais longa lá está o motor de combustão para assegurar a autonomia necessária até ao destino final. A primeira solução da marca dos quatro anéis consiste no A3 Sportback e-tron.
Como todos os modelos A3, a versão híbrida ‘plug-in’ desta gama utiliza a plataforma transversal modular MQB do Grupo Volkwagen. Com todos os componentes elétricos, o A3 Sportback e-tron pesa em vazio cerca de 1.540 quilos, resultado da filosofia de construção ultra-leve. A utilização de aços endurecidos e moldados a quente permitiram reduzir o peso da célula do habitáculo, enquanto o capot do motor e os guarda-lamas dianteiros são fabricados em alumínio. O A3 Sportback tem um comprimento de 4,31 metros, uma largura de 1,78 metros e uma altura de 1,42 metros. A sua alongada e desportiva carroçaria de cinco portas, graças a uma distância entre-eixos de 2,63 metros, destaca uma dianteira baixa e uma secção traseira com um spoiler traseiro no topo do tejadilho.
Em termos tecnológicos, o A3 Sportback e-tron estreou o sistema de propulsão híbrido que depois foi transposto para outros híbridos ‘plug-in’ do Grupo Volkswagen, designadamente o Golf GTE e o Passat GTE. O sistema de propulsão e da transmissão é constituído por um motor a gasolina de injeção direta 1.4 TFSI de 150 cv (110 kW), um motor elétrico com potência de 75 kW (102 cv) e uma caixa de seis velocidades de dupla embraiagem (S Tronic). A combinação dos motores de combustão e elétrico permite disponibilizar uma potência conjunta de 204 cv (150 kW), assegurando um comportamento de caraterísticas desportivas. A aceleleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 7,6 velocidades e a velocidade máxima anunciada é de 222 km/h.
O sistema elétrico é composto por uma bateria de iões de lítio, com 96 células agrupadas em oito módulos de 12 células e uma capacidade de 8,8 kWh,  um módulo eletrónico de potência compacto e leve, um sistema de  carregamento que aproveita ao máximo a energia fornecida pela tomada elétrica. O sistema de carregamento é constituído por uma unidade de controlo com display gráfico e dois cabos de alimentação para tomada doméstica e industrial, desenhadas para cada país, sendo que no caso português corresponde a um cabo Mennekes. A bateria demora cerca de duas horas a carregar numa tomada da rede pública e cerca de 3h45m numa tomada doméstica.
O Audi A3 Sporback e-tron arranca quase sempre em modo elétrico (exceto com temperaturas extremas -- muito baixas ou elevadas -- ou quando a carga bateria está muito baixa). O modo elétrico permanece em funcionamento até o veículo alcançar os 130 km/h. Acima dessa velocidade é ativado o modo híbrido e entra em operação o motor de combustão. A autonomia em modo elétrico pode chegar aos 50 quilómetros. Se o utilizador selecionar o modo desportivo S, os dois motores começam a trabalhar em conjunto, entrando em ação o modo ‘boost’, que permite tirar partido do binário máximo combinado de 350 Nm. Quando se levanta o pé do acelerador entra em funcionamento o sistema de regeneração que recupera a energia em aceleração no modo ‘S’, enquanto no modo ‘D’ o sistema híbrido desativa os dois motores, mudando para o modo ‘roda livre’.
O Audi A3 Sportback e-tron tem um preço de venda ao público de 43.040 euros, embora para as empresas, com a dedução do valor do IVA ao abrigo da Lei da Fiscalidade Verde, é possível obter um valor final de 34.412 euros.  Será de referir que uma versão equiparável, o Audi A3 Sportback 2.0 TDI Sport S Tronic, tem um preço de venda ao público de 38.963 euros e um consumo médio de combustível de 5,3 l/100 km, o que torna a versão híbrida ‘plug-in’ competitiva, especialmente para empresas.
O equipamento de série do A3 Sportback e-tron inclui faróis em LED, jantes de 17 polegadas, ar condicionado automático com regulação para condutor e passageiro, sistema de carregamento da bateria e também uma aplicação para ‘smartphone’, que permite gerir o carregamento e a temperatura no interior do habitáculo. Em opção estão disponíveis sistemas de assistência ao condutor e sistemas de informação e de entretenimento, casos do sistema de navegação MMI plus ou o Audi Connect.


Quatro modos de condução

O Audi A3 Sportback e-tron oferece ao utilizador quatro modos de condução – EV, Auto, Hybrid Hold, Battery Charge – que são selecionados através de um comando no painel de instrumentos. O modo EV dá prioridade ao modo elétrico e permite conduzir em emissões zero até uma distância de 50 quilómetros. Para uma utilização diária, com possibilidade de carregamento da bateria, possibilita um custo de utilização energético muito baixo. O modo otimiza a utilização a energia elétrica, em combinação com o motor de combustão, para atingir o mais baixo custo de combustível, mesmo em longas distâncias. No contacto realizado com a unidade ensaiada obtivemos valores, em modo híbrido, entre 2,9 l/100 km e os 7,1 l/100 km, em função de uma condução mais urbana ou extra-urbana. A opção ‘Hybrid Hold’ permite armazenar a energia da bateria para uma utilização posterior em modo elétrico, por exemplo, sendo de notar que o sistema de regeneração consegue recuperar alguma energia cinética para a bateria, aumentando mesmo a autonomia ‘elétrica’. A opção ‘Battery Charge’ permite carregar a bateria durante a condução, funcionando o motor de combustão como gerador. Por Carlos Moura  

  


Ficha técnica
Motor combustão     Gasolina 1.395 cc
Potência        150 cv das 5.000-6.000 rpm
Binário         250 Nm, das 1.600-3.500 rpm

Motor elétrico                    Elétrico síncrono
Potência           75 kW / 102 cv às 7.000 rpm
Binário                              330 Nm
Bateria                             Iões de lítio
Capacidade Armazenagem        8,8 kWh
Peso                                        1.540 kg
Comp/larg/alt (m)           4,31/1,79/1,42
Aceleração 0-100 km              7,6s*
Veloc. Max                          222 km/h*

Consumo electricidade     18,4 kWh/100 km
Consumo combustível    2,9 a 7,2 l/100 km*

Autonomia                 até 50 km (elétrico)
                                até 940 km (total)      
Tempo de recarga      2h00m a 3h45m

Preço:                 43.040 euros (PVP)
                          34.412 euros (empresas)





 * Modo híbrido com bateria carregada



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