terça-feira, 11 de junho de 2013

Hyundai entregou primeiros ix35 Fuel Cell na Europa

A Hyundai entregou à cidade dinamarquesa de Copenhaga as primeiras 15 unidades do modelo ix35 com pilha de combustível a hidrogénio que foram fabricados em série na sua linha de produção. Os veículos foram entregues durante a cerimónia de inauguração do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio na Dinamarca.
O ix35 Fuel Cell não produz emissões nocivas de gases de escape, apenas vapor de água, e por isso a sua utilização vai ajudar a cidade de Copenhaga a atingir o seu objetivo de zero emissões de carbono até 2025. Desde 2011 que a Hyundai Motor tem vindo a disponibilizar os protótipos da terceira geração do ix35 com pilha de combustível numa ampla gama de iniciativas para aumentar a consciencialização sobre os benefícios do hidrogénio como combustível automóvel, para apoiar o esforço de estabelecer uma infraestrutura de reabastecimento pan-europeia e também para demonstrar às organizações públicas e privadas a facilidade do uso destes veículos no dia-a-dia.
Desde a sua primeira pesquisa em 1998, a Hyundai Motor tem sido líder mundial no desenvolvimento da tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio. Esta tecnologia é propriedade da Hyundai e é desenvolvida no Eco Technology Research Institute, na Coreia. A Hyundai pretende construir mil unidades do ix35 Fuel Cell até 2015 na sua fábrica em Ulsan, também na Coreia.

O Hyundai ix35 Fuel Cell está equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e regista uma velocidade máxima de 160 km/h. Os dois tanques de armazenamento de hidrogénio, localizados entre o eixo traseiro do veículo, têm uma capacidade total de 5,64 kg e vão permitir ao ix35 Fuel Cell uma autonomia de 594 km apenas com um abastecimento. Atestar os depósitos de hidrogénio até à sua capacidade máxima leva apenas alguns minutos. Por Carlos Moura

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