segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Citroën Mehari regressa como elétrico


Com base no descapotável Bluesummer desenvolvido pelo Grupo Bolloré, a Citroën recuperou o conceito do descapotável de quatro lugares Mehari para o espírito do Século XXI, regressando mais de 40 anos depois como um veículo totalmente elétrico, o E-Mehari.
Segundo a marca francesa, o E-Mehari é um automóvel colorido, repleto de impertinência, completamente dentro do espírito Citroën. O modelo E-MEHARI é um denominado «it car», proposta que saberá seduzir quem procura diferenciação, com um olhar positivo sobre a vida, pessoas atentas às tendências e ao ambiente.
O design exterior do E-Mehari inscreve-se completamente no posicionamento da Citroën, que adota os códigos estilísticos da marca, incluindo um olhar expressivo, composto de um grupo óptico duplo, assinatura da Marca dos chevrons; o design original e otimista de modelos completos e calorosos, de formas suaves e uma frente sorridente; o estilo apurado, símbolo de alegrias simples e verdadeiras, num outro modo de falar sobre prazer automóvel.
Esta personalidade carismática é acompanhada por tons e elementos fortes, uma vez que estão disponíveis quatro cores de carroçaria – um azul que convida à evasão, um laranja gerador de energia e de otimismo, um amarelo revigorante e um bege elegante –, duas cores da tela do tejadilho – preto e vermelho alaranjado –, duas decorações interiores – um bege muito natural e outro, de visual técnico vermelho-alaranjado, em que a impressão na secção central é inspirada no mundo dos desportos aquáticos. Elaboradas em TEP, são completamente impermeáveis.
Tal como o Méhari lançado em 1968, o E-Mehari é um modelo descapotável, com uma capa removível, que se fecha através de um sistema de oclusão lateral retráctil, com grandes janelas transparentes. O utilizador pode decidir conduzir com a capota aberta apenas à frente, atrás, nas laterais ou na sua totalidade. O E-Mehari oferece quatro lugares reais, tendo um assento rebatível e está equipado com um chassis elevado para uma condução em todos os tipos de terreno. O veículo é construído por termoformação, recorrendo a um material plástico que não sofre efeitos da corrosão, não necessita de manutenção de pintura e é resistente a pequenos toques, fruto da sua elasticidade.
O Citroën E-Mehari vem equipado com baterias LMP ((Polímero de Lítio Metálico) que se distinguem  sua elevada densidade de energia e segurança de utilização. As baterias Permitem uma velocidade superior a 110 km/h e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano.
As baterias recarregam-se completamente em 8 horas em 16A em instalações de recarga (terminais domésticos ou públicos do tipo Autolib) ou em 13 horas em tomadas domésticas de 10A.

O E-Mehari vai ser produzido na fábrica de Rennes da PSA Peugeot Citroën e será comercializado na primavera de 2016. Por Carlos Moura

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