A Audi vai levar ao Salão de Frankfurt o protótipo de um
veículo elétrico, denominado ‘e-tron quatro’, que oferece uma autonomia até 500
quilómetros el pretende ser o grande concorrente do Tesla S. Este concept
insere-se no segmento dos SUV’s desportivos e foi desenvolvido de raiz como um
veículo elétrico, com tecnologia estreada no desportivo R8 e-tron.
O Audi ‘e-tron quattro’ recorre à plataforma modular longitudinal
de segunda geração utilizada pela marca germânica, que proporciona uma margem
considerável para a montagem da estrutura e diferentes sistemas tecnológicos. O
comprimento encontra-se entre os modelos Q5 e Q7. A carroçaria apresenta o
design típico de um SUV, onde se destacam as formas planas e uma zona do
habitáculo que realça as linhas de um coupé, dando a este veículo um aspeto
muito dinâmico. O habitáculo oferece um espaço generoso para quatro pessoas.
A
grande bateria de lítio e iões está localizada entre os eixos, por baixo do
compartimento dos passageiros. Esta posição possibilita um baixo centro de
gravidade e uma distribuição de pesos muito equilibrada por cada eixo.
O
sistema de acionamento elétrico do Audi ‘e-tron quattro’ é oriundo do
desportivo R8 e-tron, onde se incluem três motores elétricos – um no eixo
dianteiro e dois no traseiro. A marca alemã pretende produzir este veículo em
série, a partir de 2018. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário