Com
base na carroçaria do veículo comercial NV200 e tecnologia do LEAF, a Nissan
desenvolveu o seu segundo modelo totalmente elétrico (Full Electric), que já
está disponível no mercado português.
Apesar
de partilhar a mesma estrutura com o NV200, a marca salienta que cerca de 30
por cento dos componentes são exclusivos do e-NV200, apontando como principais
diferenças o desenho reformulado do chassis, um novo arranjo no conjunto de
baterias, um sistema de travagem regenerativo de maior capacidade face ao do
LEAF e um habitáculo revisto, designadamente ao nível do painel de instrumentos
e consola central.
Para
uma utilização em ambiente urbano, o Nissan e-NV200 possui dimensões que se
adequam perfeitamente a esse tipo de utilização. À primeira vista, a sua
volumetria dá a sensação do veículo ser maior do que realmente é, uma vez que o
comprimento exterior não tem mais de 4,5 metros. A diferença para o Nissan LEAF
é apenas de dez centímetros. Aliás, muito automóveis familiares de segmento
médio, designadamente ‘breaks’, têm dimensões superiores ao e-NV200.
O
segundo modelo elétrico da Nissan é comercializado com furgão de mercadorias ou
como Combi de cinco lugares (que servirá como base para táxi em cidades como
Barcelona, Amesterdão ou Londres).
A
unidade ensaiada corresponde precisamente à Combi de cinco lugares, no nível de
equipamento mais elevado – Comfort – que oferece uma configuração de dois
lugares dianteiros, incluindo condutor, e três lugares traseiros, sendo que
neste caso os bancos dispõem de fixações Isofix. Para facilitar o acesso dos
passageiros existem duas portas laterais deslizantes. A bagageira oferece um
volume útil de 1,95 m3, o que significa que pode transportar uma mala de viagem
de cada um dos cinco ocupantes. O portão traseiro basculante facilita a
arrumação das bagagens na parte traseira do veículo. Caso se rebatam os bancos
traseiros é possível aumentar o espaço do compartimento de carga.
O
habitáculo é simples, sem grandes requintes ou luxos nos acabamentos. O painel
de bordo, porém, é específico, da versão elétrica, sendo idêntico ao do LEAF,
designadamente o visor multifunções quer os comandos. O painel de instrumentos,
por sua vez, é específico do e-NV200, disponibilizando, com um simples olhar,
toda a informação necessária para gerir a autonomia, incluindo o nível de
carga, o consumo de energia e a carga restante da bateria. A coluna de direção,
que integra o seletor de condução, é comum à restante gama NV200.
Para
colocar o veículo em funcionamento, basta colocar o pé no travão, acionar o
botão ‘Start’ na consola central, deslocar o seletor de condução para a posição
‘D’ e depois inicia-se a marcha em emissões zero e ruído quase nulo. Outro
aspeto positivo é a posição de condução elevada que proporciona uma excelente
visibilidade e o baixo centro de gravidade graças à distribuição das baterias
entre o eixo da frente e o traseiro, assegurando um comportamento dinâmico
estável. O diâmetro de viragem de rodas de 10,6 metros facilita as manobras em
ruas estreitas e estacionamentos apertados. Uma preciosa ajuda adicional em
algumas manobras consiste na câmara de visão traseira, que disponibiliza uma
imagem da área traseira, sobrepondo linhas de orientação para ajudar a
estacionar. Este dispositivo é de série no nível Confort.
Como
em todos os veículos elétricos, o e-NV200 impressiona pela aceleração,
sobretudo numa viatura que pesa em vazio mais de 1,6 toneladas, bastando 14
segundos para atingir os 100 km/h desde o arranque. Para não penalizar a
autonomia, a velocidade máxima está oficialmente limitada a 123 km/h, mas
durante o ensaio foi possível obter valores mais elevados no velocímetro (136
km/h). O Nissan e-NV200 oferece vários níveis de condução diferentes. O
arranque ocorre sempre em modo ‘Normal’, mas para maximizar a autonomia é
possível selecionar na consola central o modo ‘Eco’. Neste caso, a aceleração e
o sistema de controlo de climatização são ajustados para minimizar o consumo de
energia. Existe ainda o modo de condução ‘B’, que pode ser ativado no modo
‘Eco’ ou não, o qual aumenta o nível de travagem regenerativa, atuando como um
travão motor num veículo de combustão. A combinação do modo ‘B’ e do sistema de
travagem regenerativa permite recuperar efetivamente a energia e obter uns
ganhos consideráveis de autonomia, designadamente em cidade ou em estrada
nacional, onde ocorrem frequentes fases de aceleração e desaceleração /
travagem. Menos interessante em termos de consumo é a opção pela autoestrada.
No ensaio, obtivemos uma autonomia de 155 quilómetros e um consumo médio de
16,5 kWh/100 km. Para uma tarifa baixa tensão EDP até 20,7 kVa de 14 cêntimos
por kWh, isto traduz-se num custo energético de 2,31 euros por cada cem
quilómetros. Em comparação, o NV200 Combi 1.5 dCi de 85 cv regista, segundo
dados da Transportes em Revista, um consumo de 5,7 l/100 km de gasóleo,
exigindo um valor de 7,57 euros para percorrer a mesma distância.
No
que se refere ao preço de aquisição, o e-NV200 Combi Comfort é proposta a
partir de 29.124 euros, enquanto que a versão equivalente com motor de
combustão implica um investimento de 25.633 euros. Em termos de
exploração, para uma quilometragem anual
de 25 mil quilómetros ao longo de 36 meses, a versão de combustão apresenta um
custo em combustível de 5.677 euros, enquanto na elétrica o custo de energia e
aluguer das baterias é de 4.394 euros. Sem custo de manutenção, a versão de
combustão leva uma ligeira vantagem de 2.206 euros, o que torna a variante elétrica
economica e ambientalmente mais interessante a um prazo mais longo, além de
proporcionar uma condução mais suave, confortável e relaxada em ambiente urbano...
Três modos de carregamento
O
Nissan e-NV200 oferece três possibilidades de carregamento da bateria. A
primeira consiste na utilização de um carregador doméstico de 3,3 kW e 16 Amperes,
que permite recarregar a bateria de forma lenta durante oito horas. Um pouco
menos de tempo demora a carregar num posto público da rede pública Mobi.E. Em
opção também está disponível o carregador de 6,6 kW e 32 amperes, que reduz o
tempo de carga para apenas quatro horas, desde que esteja disponível um sistema
de alimentação adequado. Alternativamente, um carregador rápido CHAdeMO de 50
kW permite recarregar 80 por cento da capacidade da bateria em apenas 30
minutos – ou menos caso a bateria esteja já parcialmente carregada. Esta última
possibilidade permite aumentar a operacionalidade diária do e-NV200 para mais
de 250 quilómetros.
Combi Comfort (5 portas)
A versão de passageiros de cinco lugares do e-NV200 é comercializada no mercado nacional em dois níveis de equipamento: Basic e Comfort. Todas as versões dispõem de airbags frontais, laterais e de cortina, ISOFIX na segunda fila de bancos, modos ECO e B de condução, chave inteligente, rádio com leitor de CD e MP3, ligação USB e iPod, ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, faróis de nevoeiro dianteirosduas portas laterais deslizantes, sistema de monitorização do pneus, segunda fila de bancos rebatíveis (40/60), cobertura porta-bagagens, cabo de carregamento de 2,3 kW (10 A, tomada doméstica Schuko), sistema de carga normal de 2,3 kW (10 A), 3,6 kW (16 A) e 6,6 kW (32 A) e carga rápida de 50 kW (125 A). O nível de equipamento Comfort, que corresponde à unidade ensaiada, acresce o sistema de navegação com serviços telemáticos e indicação de pontos de recarga, sistema telemático Carwings que possibilita ligação remota ao veículo através de computador ou ‘smartphone’, controlo remoto da temperatura no habitáculo, ativação e monitorização da carga, programação do sistema de navegação, câmera de visão traseira, espelhos exteriores elétricos.
O
Nissan e-NV200 Combi de 5 lugares é proposto, no nível de equipamento Basic, a
partir de 25.215 euros, com contrato FLEX, ou por 31.115 euros, com opção de
compra de bateria. A versão mais bem equipada, Comfort, tem um preço
recomendado de 29.124 euros, com contrato FLEX, ou 35.024 euros, com aquisição
de bateria. O contrato de aluguer de bateria FLEX pressupõe uma mensalidade de
73 euros e uma quilometragem anual de 12.500 quilómetros. Por Carlos Moura
Nissan e-NV
200 em números
Preço: 29.124 euros (versão Comfort Flex)
ou 35.204 euros (Comfort)
Ficha técnica
Motor Elétrico síncrono
Potência 109 cv/3.000 -10.000 rpm
Bateria Iões de lítio
Capacidade
Armazenagem 24 kW
Peso 1.606 kg
Comp/larg/alt
(m) 4,56/1,75*/1,85
Aceleração
0-100 km 14,0s
Veloc.
Max 136 km/h
Autonomia 155 km
Tempo
de recarga 30 min a 12 horas
*2.01
com espelhos
Custo
energia por cem quilómetros
Nissan
e-NV200: 2,31 euros
Nissan
NV200 1.5 dCi: 7,57 euros
Aluguer mensal bateria (Flex): 73 euros
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