A Hyundai vai participar no maior projeto europeu de desenvolvimento de
veículos de passageiros movidos a célula de combustível de hidrogénio, HyFIVE,
com o fornecimento de 75 unidades do modelo ix35 Fuel Cell. Financiado pela
Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking, o projeto prevê a realização de
testes nas cidades de Bolzano, Copenhaga, Innsbruck, Londres, Munique e
Estugarda.
O presidente da Hyundai na Europa, Byung Kwon Rhim,
esteve presente no lançamento do projeto no City Hall, em Londres, e comentou
que “a Hyundai tem sido líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de
células de combustível de hidrogénio desde 1998, e esta última parceria vai permitir
aumentar a sensibilização para a importância do recurso à energia do hidrogénio
como uma solução de longo prazo na área dos transportes. Ao disponibilizar um
maior número de veículos para uso nas estradas da Europa, a Hyundai irá
simultaneamente trabalhar com os outros parceiros para avançar com a
consciencialização, compreensão, viabilidade e divulgação desta tipologia de
veículos, como o ix35 Fuel Cell”.
A Hyundai já disponibilizou algumas unidades do ix35 Fuel Cell para clientes na Dinamarca, França, Alemanha, Suécia e Reino Unido. O Hyundai ix35 Fuel Cell produz zero emissões nocivas ao ambiente através da sua saída de escape. A única substância que sai para o exterior, é água. Este veículo alcança uma potência máxima de 100KW (136cv), debitada pelo motor elétrico alimentado a energia elétrica produzida pela pilha de combustível a hidrogénio, permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 160 Km/h. Dois depósitos de hidrogénio estão colocados entre as rodas traseiras do veículo, conferindo-lhe uma autonomia máxima de 594km com um único abastecimento de combustível. Por Carlos Moura
A Hyundai já disponibilizou algumas unidades do ix35 Fuel Cell para clientes na Dinamarca, França, Alemanha, Suécia e Reino Unido. O Hyundai ix35 Fuel Cell produz zero emissões nocivas ao ambiente através da sua saída de escape. A única substância que sai para o exterior, é água. Este veículo alcança uma potência máxima de 100KW (136cv), debitada pelo motor elétrico alimentado a energia elétrica produzida pela pilha de combustível a hidrogénio, permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 160 Km/h. Dois depósitos de hidrogénio estão colocados entre as rodas traseiras do veículo, conferindo-lhe uma autonomia máxima de 594km com um único abastecimento de combustível. Por Carlos Moura
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