segunda-feira, 6 de julho de 2015

BMW revela protótipos fuel cell do i8 e do Série 5 GT


A BMW prevê lançar no mercado, até 2020, um modelo de produção fuel cell e revelou dois protótipos – i8 e Série 5 Gran Turismo – que estão a ser desenvolvidos com base na tecnologia do seu parceiro Toyota. A colaboração estratégica com o construtor japonês resultou de um acordo assinado em 2013 e veio contribuir para acelerar o desenvolvimento da tecnologia FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle). Será de referir que o trabalho da BMW no domínio hidrogénio como fonte de energia já tem mais de 30 anos e em 2006 apresentou a primeira berlina de luxo a higrogénio que poderia ser utilizada no dia-a-dia – o BMW Hydrogen 7.
No evento denominado ‘Innovation Days 2015’, a BMW revelou dois protótipos fuel cell, uma tecnologia, que, segundo a marca, estará mais vocacionada para trajetos de longo curso, isto é, para distâncias superiores a 500 quilómetros.

Sobre o protótipo i8 FCEV, a BMW não adiantou muitas informações, mas sobre o Série 5 Gran Turismo FCEV revelou que vem equipado com um motor elétrico de 180 kW (245 cv) e uma bateria de elevada voltagem semelhante à utilizada no i3. O depósito de hidrogénio oferece uma autonomia superior a 500 quilómetros, sendo totalmente reabastecido em menos de cinco minutos. A tecnologia FCEV, com hidrogénio, será combinada com o sistema de propulsão elétrico BMW eDrive. Por Carlos Moura   

Sem comentários:

Enviar um comentário