A BMW prevê lançar no mercado, até 2020, um modelo de
produção fuel cell e revelou dois protótipos – i8 e Série 5 Gran Turismo – que estão
a ser desenvolvidos com base na tecnologia do seu parceiro Toyota. A
colaboração estratégica com o construtor japonês resultou de um acordo assinado
em 2013 e veio contribuir para acelerar o desenvolvimento da tecnologia FCEV
(Fuel Cell Electric Vehicle). Será de referir que o trabalho da BMW no domínio hidrogénio
como fonte de energia já tem mais de 30 anos e em 2006 apresentou a primeira
berlina de luxo a higrogénio que poderia ser utilizada no dia-a-dia – o BMW
Hydrogen 7.
No evento denominado ‘Innovation Days 2015’, a BMW revelou
dois protótipos fuel cell, uma tecnologia, que, segundo a marca, estará mais
vocacionada para trajetos de longo curso, isto é, para distâncias superiores a
500 quilómetros.
Sobre o protótipo i8 FCEV, a BMW não adiantou muitas informações,
mas sobre o Série 5 Gran Turismo FCEV revelou que vem equipado com um motor
elétrico de 180 kW (245 cv) e uma bateria de elevada voltagem semelhante à
utilizada no i3. O depósito de hidrogénio oferece uma autonomia superior a 500
quilómetros, sendo totalmente reabastecido em menos de cinco minutos. A
tecnologia FCEV, com hidrogénio, será combinada com o sistema de propulsão
elétrico BMW eDrive. Por Carlos Moura
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