O Grupo BMW e o operador logístico Scherm colocaram em
operação um camião totalmente elétrico, com um peso bruto combinado de 40
toneladas, que utilizará estradas públicas na região de Munique para entregar
componentes na fábricas de automóveis do construtor alemão de Munique.
O camião utilizado tem como base um modelo do fabricante
holandês Terberg e já concluiu os primeiros testes em condições reais. O
veículo está agora a ser utilizado em serviço regular e efetua oito deslocações
diárias entre o centro logístico do grupo Scherm e a fábrica de Munique do
grupo BMW. O conjunto articulado transporta vários componentes para automóveis,
como amortecedores, molas e sistemas de direção.
O camião será carregado exclusivamente com eletricidade
produzida por fontes renováveis pelo terá emissões zero.
Em comparação com um
veículo equivalente diesel, o camião elétrico evita a emissão anual de 11,8
toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
A bateria do camião demora entre três a quatro horas para
ser totalmente carregada, oferecendo uma autonomia até 100 quilómetros. Segundo
a BMW, este camião poderá, em teoria, efetuar um dia completo de produção sem
necessidade de carregamento adicional. Por Carlos Moura
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