O Volkswagen e-up! marca o início da ofensiva da marca alemã
no domínio dos veículos elétricos. Esta primeira proposta constitui uma
agradável surpresa. A um
comportamento dinâmico interessante junta-se uma autonomia que chega aos 160
quilómetros e um custo de energia de apenas 1,7 euros por cada cem quilómetros.
Esteticamente, pouco difere do up! de combustão. As principais
diferenças exteriores consistem nos LED’s diurnos que circunscrevem a curvatura
dos extremos do pára-choques, as jantes de liga leve de 15 polegadas que
recebem pneus de baixa resistência ao rolamento, o lógotipo da marca sobre um
fundo azul com a designação do modelo nas portas dianteiras, embaladeiras e
piso inferior aerodinamicamente
otimizados. Com um comprimento pouco superior a 3,5 metros, o interior oferece uma generosa
habitabilidade para quatro pessoas, o que se deve a uma distância entre-eixos
de 2,42 metros. A qualidade dos materiais é muito boa para este segmento e a
montagem rigorosa.
O tablier é dominado em toda a largura por um plástico
lacado a branco, que inclui na consola central os comandos da climatização e do
áudio. Por cima encontra-se um ecrã tátil Garmin, denominado pela marca de
‘maps+more’, que compreende o sistema de navegação, assim como várias funções
relacionadas com a condução: visualização da autonomia (simples, com regresso e
combinado); localização de estações de carregamento (sempre que é introduzido
um destino, o utilizador é informado através de um novo indicador de autonomia
se é possível percorrer a distância com o atual nível de carga da bateria e, em
caso negativo, permite planificar as respetivas paragens nas estações de
carregamento indicadas nos locais de interesse); indicação do fluxo de potência
e travagem regenerativa; sistema de gestão elétrico, que possibilita programar
o tempo de carregamento e a pré-programação da climatização.
Em termos de condução, esta é fácil e intuitiva. Antes de
ligar o veículo, o utilizador tem de colocar o pé no pedal do acelerador e
aguardar que a agulha do velocímetro gire desde o ponto inicial até ao máximo,
regressando depois ao ponto original. Os indicadores no painel de instrumentos
iluminam-se e o indicador de carga da bateria indica o nível atual, mudando o
indicador de energia de ‘Off’ para ‘On. Por fim, surge a mensagem ‘Ready’ no
visor central, sendo acompanhada por um sinal sonoro. Depois basta libertar o
travão de estacionamento, colocar a alavanca da caixa de uma velocidade no modo
‘D’ e iniciar a marcha. O Volkswagen
e-up! arranca silenciosamente e, como em todos os veículos elétricos,
impressiona pela aceleração, que pode ser bastante forte e rápida, uma vez que o
binário máximo está imediatamente disponível.
O motor síncrono permanente de 62 kW (82 cv) oferece uma
performance bastante interessante, designadamente uma aceleração dos 0 aos 100
km/h em 12,4 segundos, mas a velocidade máxima está limitada eletronicamente a
130 km/h, para não penalizar o consumo de energia. O computador de bordo
indicou uma média de 12,2 kWh por cada cem quilómetros, o que para um preço de
14 cêntimos por kWh (tarifa baixa tensão EDP até 20,7 kVa) se traduz num custo
de energia de apenas 1,7 euros. Em comparação, o Volkswagen up!, equipado com
motor de três cilindros a gasolina e com um consumo médio de 6,0 l/100 km,
necessita de 9,7 euros para percorrer os mesmos cem quilómetros. Por sua vez, a
autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente para a maioria das
deslocações pendulares e urbanas.
As baterias de iões de lítio, que pesam 230 quilogramas,
estão localizadas sob o eixo traseiro e proporcionam uma maior estabilidade ao
veículo. O reverso da medalha é que tiram espaço disponível na bagageira, mas
que é suficiente para algumas compras de fim de semana ou para transportar
alguma bagagem de mão. Para um citadino ‘puro’ mais não é necessário. Em termos
de preço de aquisição, o Volkswagen e-up! é proposto por 25.700 euros, valor
que inclui a bateria. A garantia do veículo é de dois anos e a da bateria de
oito anos.
Três perfis de condução
O Volkswagen e-up! oferece ao utilizador três perfis de
condução: ‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Eco +’. Estes modos são acionados por botões
localizados junto ao seletor de uma caixa que só tem uma velocidade. O veículo arranca sempre em modo ‘Normal’,
que está vocacionado para trajetos curtos, rápidos e poucas preocupações
relativamente ao consumo de energia, uma vez que aproveita toda a potência do
motor elétrico. Caso se pretenda alargar a autonomia, o utilizador pode
selecionar o modo ‘Eco’. Neste caso, a potência máxima do motor elétrico
diminui de 62 kW (82 cv) para 50 kW (67 cv) e a velocidade fica limitada a 115
km/h em vez dos 130 km/h. Simultaneamente, o sistema eletrónico reduz a
potência do ar condicionado, enquanto a curva de binário passa a ser mais
plana. No modo ‘Eco+’, a potência máxima do motor para 40 kW (55 cv), assim
como do climatizador. Por sua vez, a curva de resposta do acelerador torna-se
ainda mais plana do que no modo ‘Eco’ e
a velocidade máxima não ultrapassa os 90 km/h.
Em associação com os três modos de condução estão
disponíveis quatro estágios de travagem regenerativa -- ‘D1’, ‘D2’, ‘D3’ e ‘B’
– que permitem estender a autonomia e estão acessíveis através de toques
laterais na alavanca da caixa, a qual tem um ‘layout’ idêntico à de um veículo
com caixa de velocidades automática. O e-up! arranca em modo ‘D’, isto é, sem
recuperação da travagem regenerativa . O estágio ‘D1’ permite retardar
intencionalmente a desaceleração do veículo, aliviando ligeiramente a pressão
do pé sobre o pedal do acelerador. Nos
modos ‘D2’, ‘D3’ e ‘B’, o nível de desaceleração é cada vez mais intenso, que
faz ativar automaticamente as luzes de travagem. Contudo, se a bateria estiver
totalmente carregada não se obtém qualquer regeneração de energia de travagem.
Único nível de equipamento
O Volkswagen e-up! é proposto num único nível de
equipamento, que até é bastante generoso, uma vez que compreende o sistema de
navegação ‘maps+more’, ar condicionado automático Climatronic, display
multifunções, párabrisas aquecido, bancos aquecidos, vidros traseiros
escurecidos, serviços móveis ‘Car Net’, os quais podem ser controlados por
‘smartphone’. A dotação de série abrange ainda airbag duplo e lateral, ABS,
controlo de estabilidade, cruise-control, volante multifunções, computador de
bordo, ligação USB e AUX, sensores de estacionamento traseiros, vidros
elétricos dianteiros (os traseiros abrem em...compasso!). O preço de venda ao
público é de 25.700 euros.
Três modos de carregamento
O e-up! aceita três formas de carregamento. A mais simples
para quem tenha garagem consiste em ligar o cabo de carregamento, que é de
série, a uma tomada doméstica de 230 V. O tempo de carga completa, a oito
Amperes e potência de 2,3 kW, pode atingir as nove horas, especialmente se a
bateria estiver quase descarregada. Em opção, a Volkswagen disponibiliza uma
‘wallbox’ para uma garagem ou lugar coberto, que oferece uma potencia de carga
de 3,6 kW, uma vez que carrega a 16 A. Nesse caso, o tempo de carga
diminui para seis horas, que é idêntico ao obtido num posto de abastecimento
público da rede Mobi.e. Finalmente, existe igualmente a possibilidade de
utilizar um cabo de carregamento com corrente contínua (DC), que permite ligar
a um posto público de carga rápida a 40 kW, o qual carrega 80 por cento da
bateria em aproximadamente meia hora. Por Carlos Moura
FICHA TÉCNICA
Potência 82
cv/12.000 rpm
Binário 230
Nm
Bateria Iões
de lítio
Capacidade 18,7
kWh
Peso 1.139
kg
Comp/larg/alt (m) 3,54/1,64/1,49
Aceleração 0-100 km 12,4
s
Velocidade máxima 130
km/h
Autonomia 160 km
Tempo de recarga 30
minutos a 9 horas
Preço 25.700 euros
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