O Volvo V60
Plug-In Hybrid tem a capacidade para percorrer cerca de 35 quilómetros em modo
totalmente elétrico. Para o efeito conta com um ‘pack’ de baterias de iões de
lítio, localizado por cima das rodas traseiras, com uma capacidade de 11,2 kWh,
e um motor elétrico acoplado ao eixo anterior. O utilizador tem ao seu dispor
cinco modos de condução: Hybrid, Pure, Power, AWD, Save. Por defeito, sempre
que se liga a ignição, entra em funcionamento o primeiro modo, funcionando em
simultâneo os dois motores – o elétrico com 68 cv e o diesel de cinco cilindros
em linha de 2,4 litros com 215 cv – gerindo as fontes de energia da forma mais
eficiente possível, isto é, o motor de combustão só trabalha quando se atinge
uma determinada rotação. Caso o condutor tenha preferência por circular apenas
em modo elétrico pode selecionar o modo ‘Pure’, que permite percorrer cerca de 35
quilómetros até uma velocidade máxima de 125 km/h. O modo ‘Power’, por sua vez,
permite tirar partido da potência combinada de 280 cv do motor elétrico e
diesel para garantir um comportamento desportivo a este veículo, que se traduz
6,6 segundos. O reverso da moeda é um consumo de combustível que facilmente pode
chegar aos 7,0 l/100 km. A colocação do motor elétrico no eixo traseiro
possibilita que a tração possa ser feita às quatro rodas, bastando para isso
selecionar a função ‘AWD’ num botão da consola central. O modo ‘Save’, por sua
vez, conserva a energia elétrica da bateria para que possa ser utilizada quando
se entra numa zona urbana de emissões zero. Existe ainda uma função denominada
‘Charge’, que obriga o motor diesel a funcionar como gerador de energia elétrica,
carregando a bateria até esta atingir uma autonomia de 20 quilómetros. Para
obter uma carga total, o utilizador terá de ligar o cabo de alimentação a um posto
público ou a uma tomada doméstica de 220V, uma operação que pode demorar entre
três a sete horas.
Será de
referir que o consumo de combustível pode variar entre os 0 l/100 km no modo
‘Pure’ e os 9,0 l/100 km quando se seleciona a função ‘Charge’. Para se obter o
mais baixo custo energético possível, a melhor tática será circular sempre com
carga na bateria e ligá-la à ‘corrente´ na primeira oportunidade. A marca
anuncia um consumo combinado de 1,8 l/100 km e uma autonomia até 50
quilómetros, mas em condições reais de utilização dificilmente se alcançarão
esses valores.
Um
concentrado de tecnologia como este disponibilizado pela Volvo, que torna o
mesmo veículo num elétrico, num híbrido e num desportivo com tração às quatro
rodas, tem um preço, que, no caso até, é elevado: 62.700 euros. Isto sem
opções. Se incluir pacotes adicionais, o investimento pode subir
até aos 69.170 euros. O preço no mercado nacional é elevado, mas o fabricante não estará muito preocupado com essa situação, uma vez que 80 por cento da produção do V60 PHEV se destina à Holanda. Os benefícios fiscais existentes naquele país para veículos elétricos e 'híbridos plug-in' fazem deste modelo uma solução muito interessante e procurada pelos consumidores holandeses.
Qualidade superior
O Volvo V60
Plug-In Hybrid é proposto numa versão denominada R-Design, que se carateriza
por um estilo de cariz mais desportivo, caso, por exemplo, da grelha cromada ou
das ponteiras de escape. Essa linguagem de design também se estende ao
habitáculo, que apresenta bancos desportivos e volante em couro, painel de instrumentos desportivo e pedais em
alumínio. Num ambiente luxuoso e requintado, onde predomina a elevada qualidade
de construção, que se deve aos materiais utilizados e ao rigor da montagem,
este híbrido plug-in da Volvo oferece ainda um vasto equipamento. Como já é
apanágio da marca sueca, o equipamento de segurança ativa e passiva é um dos
pontos fortes e o V60 Plug-In Hybrid não constitui exceção: airbags dianteiros
e laterais, adaptative cruise control (ACC), aviso de saída de faixa, sistema
de informação de ângulo morto, luz de esquina, faróis com tecnologia Xenon são
alguns dos elementos presentes, de série. Quanto ao conforto, destaque para o ar
condicionado automático, teto de abrir elétrico, computador de bordo, faróis
automáticos, sensor de chuva, sistema de audio integrado na consola com
ligações USB e AUX, comunicação sem fios, entre outros.
Muitas das
opções estão integradas nos pacotes Xenium (banco passageiro elétrico ou
sensores de estacionamento à frente ou atrás), Business (sistema navegação),
Light (faróis dual xenon), Security (alarme ou sistema sem chave), ou Family
(bancos elevatórios integrdos de duas fases), só para mencionar alguns dos
itens presentes na unidade ensaiada.
V60 Hybrid
Plug-In em números
Preço:
62.700 euros
Custo
energia / 100 km: 2,31 euros
Autonomia bateria: 35 km
Ficha
técnica
Motor
combustão Diesel 2.401 cc
Potência 215 cv às 4.000 rpm
Binário 440 Nm às 4.500 rpm
Motor elétrico Elétrico
síncrono
Potência 75 cv às 4.000 rpm
Binário 300 Nm às 4.500 rpm
Bateria Iões de lítio
Capacidade 11,2 kWh
Comp/larg/alt
(m) 4,63/1,86/1,48
Aceleração
0-100 km 6,1s
Veloc. Max 230 km/h
Consumo 3,0 a 6,0 l/100 km
Autonomia 35 km (elétrico)
1.000 km (total)
Tempo de
recarga 3 a 7 horas
Custo
energia por cem quilómetros
Volvo V60
Plug-In Hybrid: 3,82 a 7,07 euros
Volvo V60
D4: 8,61 euros
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