A BMW Motorrad e a Universidade Técnica de Munique estão a
desenvolver o protótipo de um moto desportiva elétrica, que recebeu a
designação de ‘eRR’.
A visão do Grupo BMW para a mobilidade elétrica ficou
patente há cerca de dois anos, com o lançamento dos veículos BMW i3, BMW i8,
que estrearam princípios revolucionários de construção (chassis em alumínio e
habitáculo em fibra de carbono), e a maxi-scooter elétrica C-Evolution. Estes veículos
vieram demonstrar que as emissões zero, o prazer de condução e o caráter prático não se excluíam.
Ao revelar o protótipo e-RR, a BMW Motorrad afirma dar mais
um passo e mostra as possibilidades de uma propulsão elétrica numa moto
desportiva. No que se refere ao design e à tecnologia do chassis, a BWW eRR deriva
da moto desportiva S 1000 RR, mas equipada com um sistema de propulsão
elétrico.
“Desde o seu lançamento no mercado, a RR proporciona sensações extraordinárias aos
atletas do desporto motorizado”, afirma Stephan Schaller, presidente da BMW Motorrad. “Em
termos de aceleração, prestações e velocidade máxima, a RR assumiu-se como a
nova referência. Contudo, temos de admitir que nos primeiros metros, até 50 a
60 km/h, a RR de 199 cv, é derrotada por outro produto da BMW, a C-Evolution,
com a sua motorização elétrica. O que acontecerá se combinarmos um moto
desportiva e uma motorização elétrica? O protótipo eRR leva o tópico das zero
emissões e da mobilidade elétrica a um fascinante novo nível”, acrescenta o responsável máximo da divisão de duas rodas da marca de Munique. A BMW Motorrad
irá anunciar mais tarde os detalhes técnicos da eRR. Por Carlos Moura
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