Portugal, Espanha e França apresentar candidatura conjunta a
fundos comunitários para financiamento dee um corredor comum de pontos de
carregamento para veículos elétricos. O protocolo entre os três países foi
assinado no início da semana, em Madrid, onde decorreu o Congresso Europeu do
Veículo Elétrico.
A iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma ligação entre
os três países por uma rede de vias rodoviárias dotada de uma infraestrutura de
carregamento rápido de veículos elétricos com caraterísticas comuns, que
permitam a utilização dos pontos de carregamento para deslocações entre
Portugal, Espanha e França.
Em França, recorde-se, está a ser implementado um projeto
denominado Corri-Door, que prevê a implementação de uma rede de 200 pontos de
carga rápida nas autoestradas francesas até final deste ano. Aqueles pontos de
carga rápida, que permitem carregar 80 por cento da capacidade da bateria até
30 minutos, estão a ser instalados ao abrigo de um programa co-financiado pela
União Europeia (Programa TEN-T) e um consórcio de entidades ligadas à
mobilidade elétrica liderado pela EDF.
A rede de pontos de carga rápida será instalada nas
autoestradas geridas pelo Grupo SANEF (SANEF e SAPN), APRR e Vinci Autoroutes
(ASF, COFIROUTE, ESCOTA), assim como algumas superfícies comerciais localizadas
junto a nós de autoestradas. Os pontos de carga da rede Corri-Door irão ser
instalados em intervalos de 80 quilómetros, facilitando a condução interurbana
com veículos elétricos. O objetivo desta rede é permitir o carregamento das
baterias do veículos, enquanto os utilizadores fazem uma pausa na autoestrada:
80 por cento da capacidade da bateria poderá ser recarregada em menos de 30
minutos. Os pontos de carregamento da rede Corri-Door são compatíveis com todos
os veículos elétricos que atualmente estão disponíveis. O operador de
mobilidade Sodetrel irá lançar o seu próprio serviço de comercialização da rede
Corri-Door através de um cartão denominado Sodetrel Pass. Os clientes de outros
operadores também poderão utilizar os pontos de carregamento Corri-Door, uma
vez que são interoperáveis.
O projeto Corri-Door é co-financiado em 50 por cento pela
União Europeia e por um consórcio que inclui a EDF, a sua subsidiária Sodetrel,
a Renault, a Nissan, a BMW, a Volkswagen e a ParisTech (12 escolas francesas de
engenharia e economia). Por Carlos Moura
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