Após o lançamento da versão de 16 passageiros no Busworld
2015, a Iveco apresentou a variante elétrica de mercadorias do novo Daily no
Ecomondo, uma feira dedicada à ‘Economia Verde’ realizada na cidade italiana de
Rimini, entre os dias 3 e 6 de novembro.
O novo Iveco Daily Electric conta com algumas inovações
relativamente à geração anterior: o consumo de energia diminuiu graças a uma
maior eficiência e a auxiliares elétricos de peso reduzido e a vida da bateria
foi alargada em 20 por cento. Além disso, a capacidade de carga aumentou 100
quilogramas.
Além disso, os modos flexíveis de carregamento permitem
recarregar as baterias em infraestruturas públicas ou privadas e através a
ligação a postos de carga rápida essa operação pode demorar, em média, duas
horas.
A Iveco anuncia uma autonomia real entre 110 a 160
quilómetros, com opção de duas ou três baterias de cloreto de sódio-níquel,
respetivamente. O novo Daily Electric oferece dois modos de condução: Eco e
Power. No primeiro caso, o binário do motor é moderado para minimizar o consumo
de energia, sem impor quaisquer limites à velocidade máxima; no modo Power, o condutor
pode usufruir de toda a pefrormance do motor elétrico. O sistema de regeneração
da travagem é outro ponto forte do novo Daily Electric, permitindo ao condutor
escolher o método de travagem enquanto circula.
O novo Daily Electric está disponível com furgão ou
chassis-cabina, sendo proposto em pesos brutos até 5,6 toneladas e volumes
úteis de carga até 19,6 m3.
No interior, o veículo vem equipado com um tablet removível de
sete polegadas e um painel electrónico para a gestão dos dados, enquanto o
sistema de navegação consiste num TomTom Bridge, o qual foi otimizado para a
Iveco. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário